Sinopse
Na era da computação, em que a tecnologia penetra nas escolas e nas casas de crianças em seus estágios iniciais de desenvolvimento, o livro de Constance Kamii proporciona uma análise lúcida, bem informada e fundamentada na teoria de Piaget, sobre as relações da criança com o número.
Abordando questões que desafiam especialistas, estudiosos, educadores e pais, essa obra discute a aquisição e o uso do conceito de número pelas crianças de 4 a 6 anos, além de tratar assuntos como:
- a natureza do número;
- objetivos para "ensinar" número;
- princípios de ensino;
- situações na escola que podem ser usadas pelos professores para "ensinar" o número.
A autora apresenta um valioso apêndice no qual analisa "A autonomia como finalidade da educação: Implicações educacionais da teoria de Piaget, um de seus mais importantes trabalhos.
Livro essencial para os que gravitam na área educacional.
Sumário
Prefácio à edição brasileira
Introdução
1. A natureza do número
2. Objetivos para "ensinar" número
3. Princípios de ensino
4. Situações escolares que o professor pode usar para "ensinar" número
Apêndice: A autonomia como finalidade da educação: implicações da Teoria de Piaget