Paradigma Educacional Emergente, O



R$ 49,90
NOVO - PEQUENAS AVARIAS

Não sei o CEP

Autor:
Moraes, Maria Candida
Editora:
Papirus
Formato:
14x21x1,5
Idioma:
Port BR
Edição:
9 2003
Páginas:
239
Acabamento:
Brochura
Peso:
0,300

Qual é o modelo de ciência hoje? E qual seria o referencial teórico capaz de nortear a busca de um novo paradigma para a educação? Da física chegam-nos as tentativas mais completas para se entender as leis do universo e oferecer uma compreensão radicalmente nova de vários aspectos de nossa vida diária. São referenciais que enfatizam o estado de inter-relação e interdependência essencial entre os fenômenos. Pois é esse universo relacional que a autora propõe como parâmetro para a construção dos novos paradigmas educacionais. A autora lança a ideia de uma nova escola, uma educação compreendida como sistema aberto, vivo, que troca energia com o meio. Uma nova educação em que tudo está em movimento, em processo — o conhecimento em constante construção, mediante interações, transformações, enriquecimentos mútuos. Onde o professor é a ponte entre conhecimentos, o contexto e seus produtores-receptores. Sumário PREFÁCIO INTRODUÇÃO 1. EM BUSCA DE UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO O que é paradigma? Qual a razão de ser do paradigma tradicional? Paradigma tradicional: Algumas implicações em nossas vidas 2. A RUPTURA DO PARADIGMA Novos fatos, novas interpretações Novos princípios, novo paradigma Totalidade indivisa O pensamento sistêmico Um mundo em holomovimento O pensamento em processo O conhecimento em rede A unidade do conhecimento Teorias transitórias Auto-organização recursiva Integração do qualitativo ao quantificável 3. IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO NOVO PARADIGMA A interconectividade dos problemas educacionais A reintegração do sujeito O conhecimento em processo A percepção das conexões e do significado do contexto Redes de conhecimentos Educação: Um sistema aberto "Verdade" absoluta e teorias transitórias Educação: Compreensão do ser em sua inteireza Evolução criativa Ciência e mística: A busca da unidade Além da dimensão individual 4. NOVOS CENÁRIOS EM CONSTRUÇÃO Mudanças no mundo Mudanças na economia, nas organizações e nos serviços Novo paradigma nas tecnologias da informação Mudanças culturais e mudanças no saber A emergência de uma sociedade global e digital O maior desafio 5. O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE As novas pautas O paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente 6. UMA EDUCAÇÃO PARA A ERA DAS RELAÇÕES Educação e desenvolvimento humano Por um enfoque reflexivo na prática pedagógica Novos instrumentos: Uma nova ecologia cognitiva Autonomia, cooperação e criticidade Educar para a cidadania global


Mais livros: Papirus





>
Dúvidas? Precisa de ajuda?
Fale conosco pelo WhatsApp!
WhatsApp