RESUMO
Os autores procuraram olhar para a ação cotidiana dos educadores de creches e pré-escolas, buscando dialogar sobre as dimensões de educação e cuidado dessa prática.
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1. Escola Infantil: Pra que te quero?
Capítulo 2. A educação infantil e as novas definições da legislação
Capítulo 3. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionalista: Piaget, Vygotsky, Wallon
Capítulo 4. Temas de saúde em instituições de educação infantil
Capítulo 5. Sexualidade, gênero e novas configurações familiares: Algumas implicações para a educação infantil
Capítulo 6. Organização do espaço e do tempo na escola infantil
Capítulo 7. E por falar em literatura
Capítulo 8. Promovendo o desenvolvimento do faz-de-conta na educação infantil
Capítulo 9. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca
Capítulo 10. Os materiais artísticos na educação infantil
Capítulo 11. Práticas musicais na escola infantil
Capítulo 12. Conversando, lendo e escrevendo com as crianças na educação infantil
Capítulo 13. Ensino de ciências e educação infantil