Embora João Simões Lopes Neto Surja Muitas Vezes Vinculado Apenas ao Cenário Regionalista, à Valorização do Gaúcho e de sua Cultura, o Fato de que sua Primeira Obra Literária Publicada em Formato de Livro Seja uma Peça de Teatro (o Boato, em 1894) e que um de Seus Últimos Manuscritos Tenha Sido Também um Texto Para Teatro (sapato de Bebê, em 1915 um ano Antes de sua Morte), Possibilita Pensar que a Dramaturgia Esteve Presente em Praticamente Toda a sua Vida Como Escritor, Paralelamente a Outros Interesses e Trabalhos. a Presente Edição Crítica do Teatro de João Simões Lopes Neto Pela Primeira dá a Público, em Ordem Cronológica, as Suas Peças Teatrais (em Dois Volumes, o Primeiro com as do Século xix e o Segundo com as do Século Xx), Editando Textos que até Agora Jamais Haviam Sido Transcritos, Entre os Quais Mixórdia..., o Coió Júnior e a Fifina. Dramaturgia que Revela a Face Urbana do Escritor Gaúcho, Desconhecida Pela Maior Parte dos Seus Leitores, ela Permite uma Reinterpretação do Conjunto de sua Produção Intelectual e, Embora Evidencie que sua Obra é um Daqueles Exemplos que não se Submete à Leitura Fácil, Permite ao Menos uma Certeza João Simões Lopes Neto é Mais do que o Regionalismo que o Consagrou.